terça-feira, dezembro 30, 2008

Para o ano é que vou...

Curioso... começo a matutar sobre o assunto: "para o ano"... é que vou deixar de fumar... é que vou mudar a minha atitude... é que vou libertar-me desta paixão... é que vou para o ginásio... é que vou...

Interrogo-me, porquê para o ano?!
Porquê esperar mais?!
Será que "hoje" não é motivo suficiente para optar por esse caminho?!
Haverá melhor pretexto que mudar hoje, evitando para "amanhã" essa tão desejada mudança?!

Receio que essa ambição "para o ano é que vou..." seja algo tão fugaz que não passe de um item na lista "o que quero concretizar em 2009", ou não vá além de palavras proferidas num tom de "eu sei que não estou correcto, domino-me a mim mesmo, e o meu auto-controlo permite-me afirmar que para o ano será diferente!"

Seria tudo tão mais simples se, pura e simplesmente, partíssemos para a acção "agora" em vez de proclamar o "amanhã".

Não entrando em contradição, sei que o ser humano é um bicho que precisa de motivações, precisa ouvir e repetir, como forma de interiorizar que a mudança não "morde"... e que muitas vezes, essa alteração só nos torna melhores pessoas.

Mesmo assim, apesar deste meu discurso parecer uma crítica, eu própria admito que "para o ano é que vou..." ...

Sem comentários: